O PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, promovido pela ABCZ) é o mais difundido programa de melhoramento genético de bovinos do Brasil e já avaliou cerca de 16 milhões de animais. Criado e gerido pela maior associação de criadores do Brasil, o PMGZ avalia as raças zebuínas através de uma série de critérios, como peso a 365 dias, fertilidade, carcaça, entre outros, visando assim, definir pontuações para mensuração da capacidade de transmitir essas características a suas proles.
Após a avaliação de todas as características é instituída uma pontuação para cada animal denominada iABCZ(Índice ABCZ). Feita a avaliação de todos os grupos de animais de uma mesma idade, os animais são alocados em grupos de acordo com sua pontuação iABCZ(Índice ABCZ), e esses grupos são denominados DECA. Os animais que se colocam entre os 10% melhores do rebanho nacional avaliado, são denominados DECA 1, os que se encontram entre os 11% e 20% melhores são chamados de DECA 2, já os que ficaram entre os 21% e 30% são os DECA 3 e assim por diante.
Entendido o sistema de classificação, fica o questionamento “Por que investir em touros DECA 1?”. E a resposta é muito simples, animais DECA 1 são animais que apresentam altos índices em características de interesse para o pecuarista, como dito anteriormente, logo vão transmitir essas características para seus bezerros, garantindo um rebanho melhorado, gerando animais que vão performar melhor nas características de interesse para o gado de corte, por exemplo. No fim, investir em touros DECA 1 significa investir em genética para seu rebanho, tornando o seu gado muito mais produtivo e lucrativo.
Leia também:
ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO BRASILEIROS
C21004