Condições corporais
É fundamental avaliar se as características corporais estão aptas para a produção e reprodução, a fim de adquirir animais que não apresentam distorcias nos partos ou problemas produtivos. Por exemplo, vacas que possuem garupa reta ou muito inclinada poderão apresentar problemas de parto. É desejável que a garupa tenha bom nivelamento, seja larga, comprida e combinada com um forte lombo.
Leia também: 3 características que toda boa matriz deve possuir
Aprumos
Essa característica não se limita apenas as matrizes. Ao adquirir qualquer categoria animal é necessário verificar as condições de aprumo do lote, já que problemas de locomoção costumam gerar muita dor de cabeça ao produtor. Matrizes com aprumos ruins apresentam dificuldade de locomoção, o que dificulta a monta natural e a sua movimentação pelo pasto, podendo gerar diminuição da ingestão de alimento, desencadeando uma série de problemas nutricionais e reprodutivos, além disso, em alguns casos, esses problemas de aprumo podem ser transmitidos para seus descendentes.
Escore corporal
Uma característica indispensável de se avaliar na hora da aquisição de vacas é o escore corporal. A matriz deve possuir escore corporal próximo de 3 (na escala de 1 a 5), já que fêmeas com escore muito alto podem apresentar distúrbios metabólicos no período gestacional e o contrário também é ruim, já que matrizes com escore corporal muito baixo apresentam problemas reprodutivos como ausência de cio ou não manutenção da prenhes.
Mais uma vez a erural traz dicas para que você garanta sempre a aquisição de animais de qualidade. Ao comprar suas matrizes lembre-se sempre de observar essas características. Tem interesse de adquirir matrizes de qualidade, com excelente genética e alta capacidade produtiva? Então clique aqui e confira as ofertas que temos para você! Não perca essa oportunidade!
Leia mais:
A importância da genética nos rebanhos de corte
3 curiosidades sobre o nelore pintado que você não sabia
C21131