Chegada ao Brasil
Sabemos que a raça nelore ocupa o posto de principal raça da pecuária brasileira, presente na maior parte dos rebanhos nacionais, porém, a maioria esmagadora dos nossos nelores são de pelagem branca, a pelagem tradicional. A história da chegada do nelore pintado ao Brasil é no mínimo curiosa, o pesquisador da Embrapa, José Anibal Comastri, conta que no ano de 1906 foi importada uma novilha branca da Índia chamada Iraci, para o estado do Mato Grosso do Sul. O animal estava fecundado e deu cria a uma bezerra vermelha que recebeu o nome de Itabira. Com o passar do tempo percebeu-se que ao cruzar Itabira com nelores brancos tradicionais, alguns bezerros continuavam nascendo com pelagem vermelha até a idade adulta. E assim deu-se inicio a criação de nelores pintados pelo país.
Pelagem exótica e beleza exuberante
O nelore mais difundido pelo país é o nelore branco, mesmo não sendo o mais tradicional o nelore pintado ocupa o posto de nelore mais bonito. Muitos produtores, mesmo aqueles que possuem planteis formados por nelores brancos tradicionais, se encantam com a beleza exuberante do nelore pintado. O padrão de pelagem exótico pode ser pintado de vermelho, pintado de preto e vermelho. Essa mistura de cores faz com que os nelores pintados tenham seu couro bem apreciado, os criadores costumam dizer que a diferença entre os nelores tradicionais e os pintados é que os pintados dão belos tapetes.
Fonte: Portal Azam
Mais rústicos, mais precoces e com carne de melhor qualidade
Em estudos preliminares realizados pela Embrapa Pantanal em 2009, levantou-se a possibilidade de os nelores pintados serem mais resistentes ao ambiente, ou seja, possuírem mais rusticidade quando comparados ao nelore tradicional. Além disso, esse mesmo estudo indicou a possibilidade da linhagem pintada dos nelore apresentar maior precocidade e melhor qualidade de carne que os nelores brancos. Por se tratar de um estudo preliminar não é possível afirmar essa superioridade do nelore pintado com relação a essas características., sendo necessário mais estudos para confirmar essa suspeita. O que se pode afirmar é que os nelores pintados apresentam altos índices produtivos, tal qual os nelores tradicionais.
Seja pela sua beleza exuberante ou pela alta capacidade produtiva os nelores pintados ganham cada vez mais espaço na pecuária brasileira. Entretanto, assim como qualquer outra raça, para se adquirir animais que realmente apresentem altos índices produtivos é necessário investir em animais melhorados geneticamente. E é por isso que a erural sempre trás ofertas dos melhores rebanhos nacionais para você produtor! Entre os dias 14 e 21 de dezembro, acontece o Shopping Nelore Riachão, com oferta de 22 fêmeas Nelore PO e mais 2 Touros nelore pintado PO, com a qualidade e garantia erural. Não perca essa oportunidade, clique aqui e confira as ofertas!
Leia mais:
A importância da genética nos rebanhos de corte
3 características que toda boa matriz deve possuir
C2112