Amantes da modalidade apontam regulamentação e mega estrutura do evento como pontos principais para essa percepção
O penúltimo dia de provas da Vaquejada Oficial da ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha) em parceria com a ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada), contou com a presença de algumas personalidades do esporte durante a transmissão ao vivo do Lance Rural. E, mais uma vez, os entrevistados pelo apresentador Pedro Guerra elogiaram muito a estrutura do evento e foram unânimes em dizer que essa Vaquejada marca uma nova fase na história da modalidade.
Egilson Teles, apresentador e grande representante do esporte, conhecido em todo o Brasil, disse que “uma nova etapa da Vaquejada começa a ser contada aqui no Parque das Palmeiras“.
“Graças aos nossos políticos, senadores, deputados e a ABVAQ, estamos com a nossa Vaquejada regulamentada, dentro da legalidade, com respeito ao animal, ao boi, ao cavalo e ao competidor”, afirmou Teles.
O apresentador também falou da paixão que move os amantes da modalidade, dizendo: “eu defendo, divulgo, amo a Vaquejada porque ela traz muita coisa boa pra gente, acima de tudo ela nos traz amigos. Em cada edição que a gente cobre, vemos como as pessoas amam esse esporte e expressam esse amor nas arquibancadas, muitas vezes descobertas, no sol, valorizando a figura do vaquero, que com garra e habilidade representa aquele povo”.
Compartilhando do mesmo ponto de vista, Mateus Liberato, que é médico, pecuarista e competidor, ressaltou que a Vaquejada é mais que um esporte, é cultura, é paixão, é tradição familiar e amizade. “Criar cavalo e correr vaquejada é a arte de fazer amigos”, definiu ele.
Liberato também disse que se sente “honrado em participar dessa Vaquejada. Eu acho que todo quartista, todo amante do esporte precisa prestigiar um evento como esse”. A estrutura do Parque salta aos olhos de quem chega aqui e a dedicação de toda a equipe do sr. [Geraldo] Majella chama atenção em todos os aspectos”.
Isac Neto, veterinário e criador, também fez questão de fazer o seu agradecimento a Geraldo Majella, proprietário do Haras Fábio José e idealizador do Parque das Palmeiras, aumentando a lista de admiradores do empresário. Isac salientou que “Majella é um grande visionário e proporcionou toda essa estrutura para o esporte”.
Quanto a importância econômica da Vaquejada, Egilson Teles relatou que grandes empresas e multinacionais estão passando a investir no segmento. “Você imagina, esse é um evento de massa, que tem algo em torno de 100 mil pessoas circulando. É um público gigante e as empresas precisam cada vez mais apoiar esse esporte que é, acima de tudo, brasileiro”, defendeu ele.
Quanto ao espaço que a Vaquejada tem ocupado na imprensa, Egilson disse que essa visibilidade é muito importante e agradeceu a cobertura feita pelo Canal Rural. “Que bom que vocês estão fazendo essa transmissão, que bom que vocês estão mostrando ao público tudo o que acontece na Vaquejada de belo, de bonito, de reencontro de amigos, de uma competição gostosa e saudável e que, além de tudo, é um orgulho de todo o povo nordestino. E hoje, ela está também em outras regiões, no Norte e Centro-Oeste do país principalmente”.
E ao relembrar sua trajetória profissional, o apresentador comentou que já passou pelo Canal Rural, “inclusive quero mandar um grande abraço para o Julio [Cargnino, presidente do Canal Rural], que me ensinou muito do que aprendi sobre televisão”, concluiu ele.
Com todos esses depoimentos, dá pra notar que esse 15º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada vai ficar na memória dos quartistas e na história do esporte.
A competição, que definiu no último sábado (25) os animais classificados para a grande final do Campeonato Nacional, continua neste domingo (26) revelando os grandes campeões do evento.
Por Yahell Bonfim | Canal Rural