Prezados leitores da erural, no artigo anterior mencionei como ocorre o aparecimento de sujeira e algas nos bebedouros além dos problemas sanitários.
Neste artigo irei discorrer sobre a proposta de um Programa de Higiene de Bebedouros e seus passos para uma limpeza e higiene adequada.
Geralmente a limpeza e higiene dos bebedouros nas fazendas são relegadas a um segundo plano.
São realizadas periodicamente, na maioria das vezes utilizam produtos inadequados, como cal virgem e detergentes caseiros, e os peões reclamam que mal acabam de lavar os bebedouros e a “sujeira” volta toda de novo, com a presença de algas, as boias entopem e os animais não bebem água direito.
Como os senhores sabem, a água tem um importante papel na produção animal, além de “matar a sede” dos animais, mantem o seu equilíbrio orgânico, além de estimular o consumo de alimentos e sais minerais.
Consumir água de péssima qualidade pode predispor os animais a doenças e altera todo o seu equilíbrio orgânico levando ao emagrecimento, não consumindo alimentos e o sal mineral.
Diante deste quadro, foi elaborado um Programa de Higiene de Bebedouros (PHB), constituídos de várias etapas a serem seguidas.
Antes de mencionar as etapas do PHB, gostaria de esclarecer que o simples fato de esfregar as paredes e pisos dos bebedouros e enxaguar, usar cal virgem, utilizar detergentes neutros ( uso doméstico) e desinfetantes caseiros, não vai resolver os problemas, pois não serão removidas as “sujidades pesadas” ,presentes nas paredes e piso dos bebedouros, que são “ricas” em substratos orgânicos (bactérias , fungos) e consequentemente com a higiene inadequadas, as sujeiras voltarão como sempre acontece.
Conforme mencionado, seguem as etapas do Programa de Higiene de Bebedouros ( 7 passos):
- Primeiro seque e escorra toda água do bebedouro;
Depois desmonte e limpe as boias, os canos e faça a manutenção dos canos e equipamentos, retirando toda a sujeira da superfície;
Com o bebedouro seco, realize a limpeza seca, varrendo e retirando todos resíduos;
Depois proceda a limpeza úmida com jateamento de água no chão e parede dos bebedouros, logo depois use os detergentes apropriados;
Após esta etapa utilize sanificantes profissionais, registrados no Ministério da Agricultura/ ANVISA, utilizando a dosagem recomendada;
Após utilizar o sanificante, deixe o produto agir por 1 (uma) hora nas superfícies do bebedouro;
Monte o complexo boia e volte a encher novamente o bebedouro;
Utilizando os passos sugeridos, a utilização correta dos produtos (detergentes e sanificantes) , uso da cloração da água (sim a água da fazenda deve ser limpa, sem matéria orgânica e tratada), os bebedouros da sua fazenda terão um bom tempo com água limpa, lembrando que a limpeza e higiene dos bebedouros devem ser realizadas periodicamente. Quem desejar conhecer mais sobre o nosso trabalho, visite o link: www.farmacianafazenda.com.br/higiene ou [email protected] -71-99161-2740
Conheça e adquira o nosso Manual Programa Higiene de Bebedouros
Disponível em: www.farmacianafazenda.com.br/higiene