Cruzamento Senepol com Nelore.
O casamento perfeito para o rebanho bovino de carne brasileiro
Cruzamento Senepol com Nelore.

A raça Senepol, como consequência de todo o estudo que foi feito para sua origem e das características listadas acima, é a opção perfeita para aumentar a eficiência do rebanho de corte em países de clima quente.

Mas será que ela é a raça ideal para o Brasil?

Confira abaixo informações que atestam as condições ideais da raça para o seu uso e desenvolvimento em nosso país, tal qual vem acontecendo desde a sua chegada por aqui, há mais de vinte anos.


Senepol com Nelore: 100% de heterose a pasto 

No Brasil, mais de 80% dos animais do seu rebanho bovino são da raça Nelore, uma raça 100% zebuína com origem indiana. Ela é com certeza a raça comercial brasileira, e, para uma raça ser considerada ideal para cruzamento industrial por aqui, é fundamental que esta raça tenha bons resultados com Nelore, já que, como se vê pelos números, ela faz parte do cotidiano da pecuária brasileira.

E é aí que entra a raça Senepol.

O cruzamento Senepol com raças zebuínas, como a Nelore, é simplesmente o casamento perfeito. Para começar, a raça Senepol é 100% taurina, enquanto a Nelore é 100% zebuína, ou seja, estamos falando de raças cuja heterose será de 100%. A heterose, também conhecida como choque sanguíneo, sendo caracterizada como o fenômeno pelo qual os filhos de pais híbridos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média dos pais.

Desta maneira, a performance do indivíduo depende diretamente da genética dos progenitores (touro e vaca), sendo que, quanto mais distantes (mestiços), maior a tendência do choque sanguíneo resultar em progênie de melhor produção.

Pela sua origem inglesa e taurina, a raça Senepol é ideal para cruzamento com raças indianas e zebuínas, como a Nelore. Os animais Meio Sangue Senepol levam para o rebanho do produtor características pensadas para aumentar a rentabilidade da produção de carne: produzir mais carne de qualidade em menos tempo! É este o principal motivo do crescimento tão grande da utilização do Touro Senepol nas fazendas nacionais.


Abate Técnico do cruzamento  Senepol com Nelore:  Números práticos 

Nos diversos abates técnicos realizados, os animais fruto do cruzamento Senepol com Nelore se sobressaíram muito.

O cruzamento Senepol com Nelore foi para o abate com entre 20 e 21 meses de idade, com pesagem média de 21 arrobas nos machos e 18 arrobas nas fêmeas. As carcaças tiveram aproveitamento de 53,9% a 56,7%, com acabamento de gordura entre 4,7 e 10,2 mm e AOL de 81,21 cm.

O Senepol da Barra tem diversos clientes com histórias reais de cases de sucesso absoluto na utilização do Touro Senepol no cruzamento industrial, não só Senepol com Nelore como também com diversas outras raças.


Fonte: Senepol da Barra