Referência em seleção e melhoramento da raça, com reprodutores nas principais centrais de inseminação do País, o Nelore DI GENIO adota a Integração Lavoura Pecuária (ILP) em suas propriedades para recuperar as áreas degradadas, utilizando o solo de maneira consciente e aproveitando o seu máximo.
O sistema foi implantado em duas fazendas do grupo, localizadas em Mato Grosso do Sul: Águas Claras, em Iguatemi, dedicada aos trabalhos de recria e engorda; e Aimoré, em Juti, que concentra as atividades de cria e de seleção de Nelore PO a campo e onde são realizadas anualmente as Provas de Ganho em Peso a Pasto (PGPs), circuito interno para a identificação dos melhores reprodutores e das principais matrizes.
Ao aliar a atividade agrícola à pecuária, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do negócio, o criatório garante um pasto de excelente qualidade para o rebanho. E, de quebra, obtém rentabilidade com a venda dos grãos plantados, colhidos e armazenados na propriedade.
“A ILP faz parte do processo de produtividade das nossas fazendas. Usamos a agricultura de precisão para recuperar as pastagens degradadas e obter o máximo de retorno com os grãos, nessa região que tem solo fértil por natureza. Aproveitamos a colheita e a área que fica reformada, corrigida, dá origem a um pasto bonito. A qualidade do capim que a agricultura já está entregando para a pecuária é fantástica!”, afirma Antonio Aurico, gerente do Nelore DI GENIO.
A exemplo dos trabalhos realizados com a pecuária, as atividades agrícolas do criatório também são feitas utilizando os melhores recursos tecnológicos, nas épocas corretas de plantio e com as variedades mais adequadas para a região, a fim de alcançar a meta de produtividade estabelecida.
“Com a proximidade da estação das águas, já iniciamos o plantio da safra de soja. Uma palhada de aveia foi feita para a cobertura do solo. Depois, virá o milho. Isso é fundamental para a agricultura: aproveitar ao máximo o momento certo, a época certa e as janelas corretas. Garantia de 100% de germinação”, observa Antonio Aurico.
Uma das estrelas do Centro-Oeste, a soja é o carro-chefe da ILP no Nelore DI GENIO, com um total de 1.000 hectares, sendo 600 na Fazenda Aimoré e 400 na Fazenda Águas Claras. E, para guardar a produção de grãos, o criatório dispõe de um silo com capacidade para armazenar até duas safras de soja, milho e aveia. Dessa forma, é possível esperar pela melhor cotação de preços e vender na melhor ocasião.
“Essa é mais uma etapa da lida do dia a dia no Nelore DI GENIO. Pecuária com respeito ao meio ambiente, com áreas de reserva. Corrigimos o solo e plantamos esses grãos que, além de trazerem um retorno financeiro muito bom, dão origem a uma pastagem de primeira para usarmos com esse gado de genética superior, que é exigente e que responde. Dessa forma, fechamos todo o ciclo produtivo”, assinala Antonio Aurico. E conclui: “Ao lado da pecuária, a agricultura também tem que ser produtiva no Nelore DI GENIO”.
Fonte: Grupo Publique