Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal.
Confira!
Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal.

Qual a altura ideal da pastagem para o rebanho na entrada e saída do pasto? Se esse é um dos seus questionamentos dentro da pecuária fique tranquilo, pois a dica de hoje vai te ajudar como fazer o manejo de pastagem.

Ou seja, você vai ficar por dentro sobre como converter a pastagem em peso/animal. Esse conceito se aplica no manejo de pastagem.

No final, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos começar?

Em primeiro lugar, o ideal é não deixar a pastagem crescer demais, mas também nem baixar muito. Isso porque quando a pastagem cresce além do limite, resulta em um alimento fibroso e com baixo índice de proteína. Se a pastagem baixa muito, o animal consome o caule da planta e por consequência dificulta a rebrota.

Dicas sobre manejo de pastagem 

Atualmente, o padrão é ter um animal por hectare em regime extensivo. É uma forma sustentável, pois oferece condições e tempo do pasto se reerguer. Dessa forma, o animal poderá consumir o ano todo.

Se na propriedade o trabalho é feito com o capim mombaça, em um pastejo rotacionado e adubado, a altura ideal de entrada dos animais é de 90 centímetros. O rebanho consome até os 40 centímetros, tamanho ideal para recuperação sadia. Portanto, o desafio do produtor é manter esse equilíbrio entre altura máxima e altura mínima.


O tamanho do capim pode ser mensurado com uma régua de madeira com altura entre 1 metro e 1m20cm.

Por exemplo: marque em verde a altura da pastagem de entrada. Em vermelho, a pastagem de saída. Um método simples de manejo de pastagem, sem custo e que traz grande efetividade para o produtor.

Contudo, preservar a pastagem, proporcionando sempre que ela cresça novamente, traz um benefício para a propriedade como um todo. Além de promover economia com a alimentação, ao suprir necessidades nutricionais com esse pasto. Afinal, manter a fauna e a flora ao redor é fundamental para manter um equilibro em todo o ecossistema.

Fonte: Boi Saúde