Seja qual for a pelagem do Mangalarga Marchador, castanha, tordilha, baia, alazã, branca, rosilha, lobuna ou pampa, o equino se destaca principalmente pela sua marcha. Tipicamente brasileiro, o cavalo surgiu há cerca de 200 anos no Sul de Minas e ganhou esse nome peculiar, principalmente por causa do criatório de onde vinham: Fazenda Mangalarga, localizada em Pati do Alferes, no Rio de Janeiro.
Muito dócil, ágil e inteligente a raça é considerada a mais antiga na América Latina, sendo resultado do cruzamento de cavalo Andaluz com éguas nacionais. Do sul de Minas Gerais a raça partiu para formar outros núcleos no Estado e hoje está espalhada por todo o território nacional. Só no Brasil há mais de 180 mil cavalos Mangalarga Marchador!
De marcha batida ou picada, o Mangalarga Marchador é considerado um cavalo de porte médio, em que um macho pode medir entre 1,47m a 1,57m e um fêmea entre 1,40m a 1,54m.
Em 16 de julho de 1949, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), foi fundada a ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador). Criada para que todos os criadores iniciantes pudessem expor seus animais e usufruíssem dos serviços da associação na parte social, hoje, ostenta o título de maior entidade de equinos.
Leilões
Falar desse equino não é problema, já que pontos positivos não faltam. Por isso, o Canal Rural oferece a chance de adquirir o seu Mangalarga Marchador e embelezar o seu plantel. No dia 16 de julho haverá o Leilão Virtual União da Marcha, chancelado pela ABCCMM, com mais de 4o lotes dessa raça à venda. A Fiel Leilões é a leiloeira responsável, o leiloeiro é o Devanir Ramos e a transmissão do remate começa às 21h.
Nacional do Mangalarga Marchador
Mas não para por aí! Fora os dois remates da raça que já foram ao ar no início do mês, o Canal Rural transmitirá ainda cinco leilões da raça, além da transmissão da 36º Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador pelo Lance Rural. Do dia 18 até o dia 29 de julho, serão onze dias de transmissão pela plataforma online!
A 36ª edição do maior evento da raça acontecerá no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), e trará o tema: Mangalarga Marchador: o cavalo do trabalho e do lazer. As principais funcionalidades e características desse equino serão julgadas pelos árbitros, além da capacidade do animal em ser utilizado para cavalgadas, lida no campo, passeios, competições de marcha, provas de maneabilidade, enduros equestres, baliza e tambores. E o Lance Rural transmitirá todas as emoções das provas!
Por: Bianca Sandrine | Canal Rural