Morre touro Donato Naviraí, um dos mais valorizados da raça Nelore
Morre touro Donato Naviraí, um dos mais valorizados da raça Nelore

A Alta Genetics notifica a morte do touro Donato Naviraí. Aos treze anos de idade, o animal fez história na Central, sendo um dos touros mais valorizados da raça Nelore. Donato Naviraí chegou à Alta em 2006, vendendo 308.107 doses e produzindo 326.881 doses de sêmen, deixando assim um legado ainda disponível na Alta.

Touro consagrado, conquistou a liderança em cinco sumários, com destaque para ANCP, PMGZ, Geneplus e Nelore Qualitas. Filho de Atma de Naviraí na vaca Rambo da MN, o reprodutor foi largamente utilizado em rebanhos puros para produção de touros e também para disputar campeonatos da raça. Ao longo de toda sua vida, gerou 4,5 mil filhos avaliados pela ANCP, além de conceber 15 mil filhos avaliados em 900 rebanhos associados ao PMGZ.

Donato é de propriedade da Agro Maripá, resultado da colaboração entre os produtores Marcelo Baptista de Oliveira e Cláudio Sabino Carvalho. Conquistou popularidade no mercado do Nelore pela capacidade de transmitir ganho de peso e equilíbrio em volume de carcaça para seus filhos, atributos que o levaram a liderança de sumários.

“Sem dúvida um dos principais touros da raça nelore, representando toda a essência do trabalho de Claudio Sabino Carvalho. O touro [sabia] fazer animais com “cara de negócio”, produzindo fêmeas produtivas e longevas, além de machos de alto valor agregado, não sendo à toa, considerado um dos melhores touros produzido dentro da Chácara Naviraí, uma das propriedades de maior sucesso na produção de touros de Central”, ressalta Rafael Oliveira, gerente de produto da área de Corte Zebu da Alta Genetics.

Fatos mostram a relevância desse grande produtor, como o privilégio de ter duas grandes matrizes (TOP 0,1%) em sua genealogia: Batina SM e Romália (mãe do raçador Tecelão), ambas com ótimas réguas de DEPs para características maternais. Além disso, no 2º Leilão TOP Produção Agro Maripá, realizado recentemente na ExpoGenética, em Uberaba (MG), um neto de Donato alcançou o preço máximo de R$ 45.000 com o lance da Fazenda Sant’Anna, de Jovelino Carvalho Mineiro. O valor esteve entre os maiores registrados na exposição mineira.

Donato morreu na última quinta-feira, 16 de novembro, após sua aposentadoria ter sido anunciada em setembro deste ano.

Texto: Alta Genetics