José Marcio Carvalho Leite era um apaixonado pela raça Mangalarga Marchador
A raça Mangalarga Marchador perdeu na manhã desta quinta-feira, dia 16 de novembro, um grande criador. José Márcio Leite, titular do Haras Caxambu, tinha 83 anos e tem uma história de paixão e dedicação ao cavalo marchador, tendo sido um dos fundadores da ABCCMM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador).
A notícia chegou em meio ao 31º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, que acontece no município de Caxambu, em Minas Gerais, onde fica localizado o criatório que era comandado pelo criador. A competição está sendo transmitida pelo Lance Rural desde a última terça-feira (14) e, como não poderia deixar de ser, José Leite foi muito homenageado por todos os presentes no evento.
Confira abaixo a nota de falecimento divulgada pela ABCCMM:
“É com imenso pesar que a ABCCMM informa, na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro de 2017, o falecimento do criador José Márcio Leite, Haras Caxambu, em Caxambu (MG).
Querido e admirado no meio do Mangalarga Marchador e do agronegócio nacional, José Márcio tinha 83 anos e carregava no sangue o amor pelos cavalos como herança familiar. Seu avô e pai também criavam.
Pai do árbitro Marcio Leite (Marcinho), Zé Márcio comandava a sua tropa com maestria e dedicação.
Durante a 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em julho de 2017, foi homenageado pelo presidente da ABCCMM, Daniel Boja, com o troféu “Pilares da Raça”.
Fonte de inspiração em várias reportagens para a revista da ABCCMM e MMTV, ele sempre ressaltava o quanto gostava de criar a raça.
Com um elenco de notáveis marchadores e colecionador de títulos nas mais importantes competições da raça, José Márcio deixa a lembraça de um homem símples, sábio e feliz.
Em uma de suas entrevistas ele ressaltou, “Deus me privou da inveja e da vaidade. Aprendi que a felicidade mora nas coisas humildes. Eu gosto mesmo de ficar com meus cavalos e procuro mostrar aos mais jovens que o bicho possui uma enzima cujo poder é agregar as pessoas”.
José Márcio foi um dos fundadores da Associação e era o sócio mais antigo em atividade. A ele, a sincera homenagem da Diretoria da ABCCMM e a eterna saudade dos criadores da raça Mangalarga Marchador.”
Por Yahell Bonfim | Canal Rural