Em Avaré, interior de São Paulo, as provas pelo Campeonato Nacional do Quarto de Milha chegaram às finais e o Canal Rural transmitirá ao vivo os principais momentos neste sábado, a partir das 11 horas, pelo Canal Rural e pelo YouTube (youtube.com/canalruralbr).
Um estúdio foi montado na arena de velocidade, onde a apresentadora da TV Quarto de Milha, Fabiana Bull Haik, juntamente com a repórter do Canal Rural, Bárbara Siviero, vão comandar as entrevistas. Entre as personalidades já cotadas como fontes está o criador e já eternizado pelo Hall da Fama, principal premiação anual da raça, José Macário Perez. Outro que deve sentar no sofá com a Fabiana é o sócio pleno da ABQM, Paulo Farha, e claro o presidente atual Fábio Pinto da Costa.
A repórter Bárbara Siviero mostrará os bastidores, conversará com os atletas e mostrará o público presente no evento. Segundo a ABQM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha), somando todos os dias de campeonato, iniciado no último dia 15 de julho, são esperados 60 mil espectadores.
Este é o Campeonato Nacional que marca uma história de 40 anos desde que o evento foi realizado pela primeira vez. Somado pela evolução das arenas, da área comercial e na comodidade em prol de seus associados, é um recorde absoluto em 2017.
Ainda de acordo com as informações da ABQM, mais de 5 mil atletas e mais de dois mil animais participam das provas este ano. Ao todo são 19 modalidades que agregam todos os públicos, com categorias do infantil ao master acima de 60 anos.
A modalidade dos três tambores escolhida para fazer parte do especial do Canal Rural é uma das principais da raça.
Não perca, neste sábado, a partir das 11 horas, a transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Lembrando que você pode participar enviando sugestões e perguntas pelo WHATSAPP (11) 9-6190-9726.
Surgimento
O Campeonato Nacional começou em 1978 em etapas realizadas em cidades do interior de São Paulo. Um dos municípios foi Presidente Prudente, considerado como o berço da raça quarto de milha no Brasil. Bauru também foi uma das que recebeu o evento, e em seguida a capital São Paulo.
Outra etapa na trajetória do Campeonato Nacional foi quando tornou-se itinerante, saindo de São Paulo e percorrendo outros estados brasileiros, sendo o primeiro deles em 1983 o Paraná.
Anos depois, em 1989 a diretoria da ABQM decidiu fixar o evento em um único local. A escolha foi Avaré, município onde o o campeonato é realizado todos os anos, desde 2009.
Por: Bárbara Siviero | Canal Rural