A inseminação artificial em bovinos é a técnica que consiste na deposição mecânica do sêmen no aparelho reprodutor da fêmea, por meio de instrumentos. É o conjunto de ações realizadas desde a colheita do fluido seminal, sua análise e processamento em laboratório e sua manutenção em condições extracorpóreas (congelamento) até a sua introdução na fêmea.
É preciso deixar claro que o responsável técnico pela inseminação apenas deposita o sêmen na fêmea, e que a fecundação — a união do espermatozóide com o ovócito —, bem como o desenvolvimento do bezerro, ocorrem de maneira natural, sem a interferência humana.
Continue depois da publicidade:
As primeiras experiências e a ampla divulgação dessa técnica se intensificaram na década de 1930 e, desde que se passou a congelar o sêmen, ela se tornou mais rápida e controlada, o que viabiliza o uso do fluido seminal de um determinado animal em épocas futuras.
A inseminação artificial no Brasil vem crescendo, no primeiro semestre de 2021, já vendeu 10,6 milhões doses de sêmen bovino. (dados ASBIA - Associação Brasileira de Inseminação Artificial)
Atualmente é possivel comprar sêmen de forma rápida, fácil e segura!
Acesse: genex.erural.net e compre sêmen sem sair de casa!