Oferta magra de boi gordo vai se estender para fevereiro
Analistas afirmam que boiadas em quantidade só virão em março e arroba firme não sai do radar
Oferta magra de boi gordo vai se estender para fevereiro

A lacuna criada entre o período de entressafra do boi no Brasil e a entrada dos primeiros lotes terminados a pasto pavimentou a trajetória de alta nos preços do boi gordo neste começo de 2021, relata a IHS Markit. Desde 18/12/2020, início da retomada do movimento altista, a arroba subiu 17% em São Paulo, informa a Scot Consultoria, acrescentando que hoje os negócios com boiadas gordas giram em torno de R$ 300/@, a prazo, valor bruto (veja ao final deste texto os preços de machos e fêmeas nas principais praças pecuárias do País).

Segundo a IHS, o atraso das chuvas para formação do pasto, a maior extensão do período de monta em função dos altos preços do gado para reposição, e a retenção de fêmeas são fatores que explicam o atual movimento de alta no mercado do boi gordo. Além disso, os atuais preços recorde da nutrição animal, puxados pelas valorizações do milho e da soja, elevaram os custos do confinamento, reduzindo também a oferta de animais advindos dos cochos.

Na avaliação da consultoria IHS, com a maior incidência de chuvas durante janeiro e previsão de manutenção desse quadro de umidade para fevereiro, a oferta de animais de safra tende a ser mais consistente a partir de março. Até lá, porém, os frigoríficos terão que enfrentar o quadro de forte restrição de oferta, pagando mais pelas boiadas prontas para conseguir preencher as escalas de abate.

Levantamento da IHS mostra que, entre os Estados da região Centro-Sul, a especulação altista da arroba é mais forte em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, onde as escalas de abate atendem entre dois a três dias uteis.

Nas regiões pecuárias do Norte e Nordeste, o quadro também é de preços firmes diante da escassez de oferta. Novas altas foram observadas nesta quarta-feira no Tocantins e Rondônia, onde frigoríficos exportadores trabalham para conseguir formar escala de abate para mais de dois dias uteis, relata a IHS. Na Bahia, o preço do boi gordo também reagiu e gerou maior liquidez nos negócios.


Fonte: Portal DBO 

Foto: farmnews