Dito Monzinho orientou os participantes com base em sua experiência de 30 anos como domador e treinador de cavalos
Quartistas do Paraná tiveram uma grande oportunidade no último final de semana. Um treinamento da modalidade dos três tambores ministrado pelo grande mestre Benedito de Oliveira, o Dito Monzinho, como é conhecido. A atividade aconteceu na Sociedade Rural de Maringá e contou com a participação de 60 pessoas.
Dito tem história no Quarto de Milha. São 30 anos de experiência como domador e treinador de cavalos, sendo responsável pela doma e iniciação de vários potros e cavalos campeões das modalidades do tambor. Entre os animais de destaque que podemos citar estão: Miss Victory Fly, Brisco JayBee e Nikita Flying LW. Atualmente Dito trabalha no treinamento dos cavalos do Haras Raphaela, um dos principais centros da raça no país.
No curso os participantes aprenderam como iniciar corretamente os potros, quais os melhores exercícios para flexionar o animal e assim ajudar na interação do conjunto durante a prova. Dito falou ainda sobre a correção dos animais para ficarem prontos para as competições.
Foram três dias de curso, do dia 12 ao dia 14 de janeiro. “ Ficou bem claro que precisamos voltar nossa cabeça mais para a base dos cavalos, ter paciência para não pular etapas, assim teremos ótimos cavalos para as categorias abertas, mas principalmente para os amadores e jovens”, contou o presidente da ABTB Treinadores, Rafael Simões.
Rafael ficou bastante agradecido e teceu elogios. “Sempre admirei seu trabalho e de seus filhos. Com muita humildade e paciência conseguiu passar muitas coisas para nós.Agradeço a todos os participantes”, completou.
E não foram apenas participantes da região. O curso contou com a presença de quartistas do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O curso fez parte do projeto formação de treinadores ABTB Treinadores. O próximo será sobre a modalidade de rédeas e será ministrado pelo treinador Jango Salgado, Vice Campeão Mundial da modalidade. O encontro está marcado para maio, de 25 a 27. Mais informações no telefone: (44) 9 8454-0161.