Competição definiu os campões das categorias Amador e Amador Light do 15º Potro do Futuro nesta sexta-feira (24)
As competições da Vaqueda oficial da ABQM (Associação Brasileira dos ?Criadores de Cavalos Quarto de Milha) dessa sexta-feira (24) foram acirradas do início ao fim e definiram os grande campões das categorias Amador e Amador Light do 15º Potro do Futuro.
No terceiro dia de provas nas pistas do Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE), o vaquero Garcia Neto ficou em primeiríssimo lugar do grupo Amador com o cavalo Jet Parbill FCB. Já o campeão Amador Light foi Gustavo Jardim na condução de Beauty Frenchman MAV.
Confira abaixo os três primeiros colocados de cada categoria:
Categoria Amador do 15º Potro do Futuro
1° Lugar Puxador: GARCIA NETO
Cavalo Puxar: JET PARBILL FCB
Filiação: MR PAR BILL JD X UNIQUE DA SEMAWI
Esteira: RAFAEL HOLANDA
Cavalo esteira: CHICA DEL RANCHO
Filiação: MISSIN JAMES X GENTLE ROOSTERS VSJ
REP: FAZENDA ARCO IRES DOIS IRMÃOS – ZÉ DOCA – MA
2° Lugar Puxador: LUCAS LIMA
Cavalo Puxar: INSPETOR SUS SHADY
Filiação: NAPOLEON SUS X FLOR SHADY JC
Esteira: IGOR MOÍA
Cavalo Esteira: CRISTAL SUS INT
Filiação: NAPOLEON SUS X WCG FANNY SHADY BLUE
REP: INTEGRAL MIX – FORTALEZA – CE
3° Lugar Puxador: JORGE GORDIANO
Cavalo Puxar: CORONA ACTIVE MCS
Filiação: ACTIVE WINS X CORONA APOLLO MCS
Esteira: LUCAS CARVALHO
Cavalo esteira: MILIONÁRIO BAR HVB
FILIAÇÃO: TONY LOYAL X AVALANCHE MOON
REP: SALVADOR – BA
Categoria Amador Light do 15º Potro do Futuro
1° Lugar Puxador: GUSTAVO JARDIM
Cavalo Puxar: BEAUTY FRENCHMAN MAV
Filiação: FRENCHMANS GUY X EASE LIDER RCH
Esteira: RAFAEL HOLANDA
Cavalo esteira: CHICA DEL RANCHO
Filiação: MISSIN JAMES X GENTLE ROOSTERS VSJ
REP: HARAS SÃO LUIS – SAO LUÍS – MA
2° Lugar Puxador: HÉLIO NETO
Cavalo Puxar: ETERNALY APOLLO BARS
Filiação: ETERNAL LAD SLN X NAOMI BARS HCB
Esteira: CHINA
Cavalo Esteira: SHEYLA GRAY RLF
Filiação: DAMASCO GRAY X JUSTIN SKIPPY JEF
REP : HARAS TAQUARI – ARACAJÚ – SE
3° Lugar Puxador: JOHNY COUTO
Cavalo Puxar: ROSA ROXA SHOW
Filiação: SILVER WILD SLN X EASY BY 116
Esteira: MAYKO COUTO
Cavalo esteira: RAMBO BIG DOC
Filiação: BIG BEN DOC JEF X SIMPATIA FRED AMA
REP: FAZENDA HARAS TABUA – CARIRA – SE
E como já faz parte da rotina das transmissões, o apresentador e locutor Pedro Guerra recebeu algumas personalidades da raça no estúdio do Lance Rural.
O Hexãcampeão Brasileiro de Vaquejada, Celso Vitório, abriu as entrevistas do dia. Ele, que atualmente trabalha representando o time do Haras Fábio José, do empresário Geraldo Magella, que também é dono do Parque das Palmeiras, disse que é uma grande satisfação estar na equipe de uma propriedade tão importante para a modalidade e que a Vaquejada é um esporte de amigos.
Na sequência, Jorge Bacila, diretor comercial e de marketing da Organnact (empresa de suplementação e saúde animal) explicou como a organização trabalha no mundo do cavalo. “Estamos presentes a nível nacional, em todos os estados. Temos um time de 40 profissionais no campo denominados como Personal Horse. Uma equipe capacitada para orientar e montar a suplementação específica para a necessidade de cada faixa etária da vida do equino, sempre respeitando as características específicas do indivíduo”, explicou ele.
Bacila também contou que a empresa sempre esteve presente no nordeste, mas não de modo tão atuante quanto agora. “Nos últimos doze meses fomos acolhidos, adotados com muito carinho pelos nordestinos. E a vaquejada é a modalidade que está na raiz cultural daqui”, relatou ele.
“Participamos em prol da Vaquejada legal junto a ABVAQ defendendo o bem-estar animal e os bons tratos. E esse apoio, esse gesto fez com que o nordeste, da Bahia ao Maranhão, sem exceção, nos acolhesse. E a gente vem tentando retribuir esse carinho na forma de tratar os animais, os vaqueros, os proprietários, os tratadores, as pessoas que limpam as baias, enfim, cada um desse time que trabalha nos Haras e nos Centros de Treinamento”, afirmou o empresário.
Quanto a estrutura do evento, Bacila enalteceu o trabalho realizado por Geraldo Majela e relatou: “a estrada que percorri foi maravilhosa, super segura. Quando a gente chega a Lagarto e se dirige ao Parque já percebe o zelo e o capricho do sr. Majela. Um ambiente lindo, uma festa maravilhosa, qualidade de locução, qualidade de som, banheiros impecáveis, suporte para todos, tudo feito com amor e carinho, dentro de um padrão europeu”.
“Tudo isso prova a qualidade do nordestino de promover um evento dessa grandeza, dessa magnitude”, finalizou Pedro Guerra.
Outro entrevistado que elogiou a estrutura do evento foi Marcos Studart, da Integral Mix, empresa de nutrição animal. Ele, que também é criador e competidor na Vaquejada disse que “quem chega no Parque das Palmeiras fica boquiaberto com a estrutura desse lugar”.
Reconhecido pela luta para a aprovação da PEC 304, que legalizou a Vaquejada, Marcos contou que na opinião dele “o marco zero de todo o processo foi a mobilização que fizemos em Brasília, pois o Brasil passou a entender o que estava acontecendo. Nós estávamos defendendo um esporte que está na tradição nordestina há 100 anos gerando empregos. Essa é uma PEC dos esportes equestres, mas ficou conhecida como a PEC da vaquejada. Mostramos muita união, clareza quanto ao que defendíamos e a popularidade do esporte. E hoje, um ano depois, temos a satisfação de ver a grandiosidade desse evento sendo realizado aqui por conta da segurança jurídica em função dessa aprovação popular no congresso nacional”.
Todas as emoções dessa Vaquejada estão sendo transmitidas ao vivo pelo Lance Rural diariamente, a partir das 10h pelo horário oficial de Brasília. Continue com a gente!
Por Yahell Bonfim | Canal Rural