Dentre as categorias de alimentos mais utilizados nos confinamentos brasileiros, os co-produtos da agroindústria são os mais comuns, sendo utilizados como alimentos alternativos aos grãos de cereais visando reduzir os custos com a alimentação dos animais.
Entre os co-produtos mais utilizados na indústria alimentícia para formulação de dietas destinadas à ruminantes, podemos destacar o caroço de algodão(CA).
Porém antes de implementar uma dieta que contenha em sua composição caroço de algodão, devemos tratar de algumas peculiaridades que não são comuns ao conhecimento de alguns produtores rurais.
A utilização do caroço de algodão em dietas exige cautela e atenção, nele está contido um fator antinutricional reconhecido como gossipol, que pode causar toxicidade principalmente em animais jovens, além disso, alguns estudos evidenciam influência negativa sobre o desempenho reprodutivo de animais submetidos à dietas que contém níveis elevados de gossipol em sua composição.
Sabendo disso,vamos começar falando um pouco sobre a toxicidade que o gossipol pode causar.
Efeitos tóxicos do gossipol
O consumo elevado de gossipol através da dieta pode apresentar sintomas de intoxicação, comumente observa-se a redução da capacidade carreadora de oxigênio no sangue,ou seja, o oxigênio não nutre os tecidos do animal de forma eficiente devido sua carência no sangue. Isso resulta em respirações mais curtas e possíveis edemas pulmonares.
Portanto em casos de intoxicação é comum presenciar sinais que incluem dificuldade de respiração, dispnéia, anorexia, fraqueza e morte se não revertido o quadro.
Achados de necropsia incluem derrames pleural e abdominal, necrose centrolobular do fígado, edema generalizado, congestão dos pulmões e do fígado e degeneração das fibras cardíacas, podendo provocar morte súbita em bezerros (Hudson et al., 1988; Piau et al., 2004; Paim et al., 2010; Gadelha et al., 2011; Gomes et al., 2014).
A administração de caroço de algodão na dieta de ruminantes não é proibida, porém deve-se saber suas dosagens para evitar maiores complicações como as citadas anteriormente.
Para que casos de intoxicação não ocorram, a formulação da dieta deve ser realizada de forma cautelosa, é recomendado sua utilização em função do percentual da dieta total e por kg/animal/dia, sendo em vacas de 20% ou de 2,3 a 3,2, para touros de 15% ou 2,3 a 3,2 e bovinos em crescimento de 15% ou de 0,7 a 1,1, não devendo ser utilizado em bezerros e touros jovens (Poore & Rogers, 1995; Santos et al., 2008).
Efeitos do gossipol sobre a reprodução de machos
O gossipol também afeta negativamente aspectos reprodutivos, de acordo com amostras de sêmen bovino recolhidas de animais submetidos à dietas com a presença de gossipol, obteve-se o seguinte resultado:
-redução da concentração espermática
-inibição da motilidade espermática
-aumento da mortalidade de espermatozoides
Além disso, pode haver redução nos níveis de testosterona, hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH), mas a alteração hormonal nem sempre é encontrada (Qian e Wang, 1984; El-Sharaky et al., 2010).
Explicando simplificadamente como ocorrem essas alterações,pode-se dizer que, o gossipol bloqueia a produção,a liberação e a utilização de uma molécula de energia utilizada pelo espermatozóide denominada ATP(Adenosina trifosfato), que é de extrema importância para sua sobrevivência e manutenção celular. Outro efeito que ocorre é a inibição do influxo de nutrientes e a inibição da ação de enzimas importantes para o ciclo metabólico do espermatozoide.
Efeitos do gossipol sobre a reprodução de fêmeas
Em fêmeas, seus efeitos não são tão claros, porém, sabe-se que a exposição ao gossipol pode causar as seguintes alterações:
-Interrupção do ciclo estral
-Interrupção da prenhez
-Alterações ou interrupção do desenvolvimento embrionário precoce
Há indícios que a qualidade do desenvolvimento embrionário tanto in vivo quanto in vitro podem ser afetadas.
Acredita-se que embriões em desenvolvimento são mais sensíveis ao gossipol, pois foram observadas reduções no número de clivagens e taxas de prenhez.
Observou-se que também houveram aumento no numero de abortos, embriões de baixa qualidade e de baixo desenvolvimento, sendo estes achados relacionados a alta quantidade de gossipol livre na dieta dos animais.
O provável mecanismo pelo qual gossipol inibe o desenvolvimento embrionário parece ser a citotoxicidade direta no embrião (Randel et al., 1992; Villaseñor et al., 2008).
Chegamos ao fim do nosso artigo, esperamos que as informações aqui descritas tenham sido de utilidade para seu conhecimento.
Obrigado pela leitura.
Referência: PUBVET - Efeitos do caroço de algodão sobre a reprodução de bovinos