O momento de escolha dos reprodutores é um dos mais importantes para o criador, visando o planejamento de até 3 anos do rebanho.
Em uma situação hipotética, Francisco recebeu do seu vizinho algumas dicas para comprar os "príncipes encantados" para as suas vacas.
Só que essas dicas não serviram para o rebanho de Francisco e ele acabou encontrando "sapos" ou invés de "príncipes"
O problema que se segue é que, desde o desmame, os bezerros ganham muito pouco peso e só são abatidos aos 3 anos ou mais, nas vacas os danos são enormes.
O baixo desempenho após o desmame não é permitido a fêmea chegar a 300 kg aos 14 meses para conceber e atrasa em um ano a entrada no período reprodutivo.
Aquelas que emprenharam aos 24 meses darão à luz aos 34 meses e, devido à baixa fertilidade, a taxa de gravidez na segunda estação reprodutiva é baixa e, para piorar as coisas, bezerros desmamados só podem ser abatidos com mais de 3 anos de idade .
Para piorar as coisas, as vacas prenhas continuarão a produzir bezerros ruins enquanto permanecerem no rebanho. Esse dano se repetirá no rebanho por vários anos.
Uma escolha errada pode gerar prejuízos por anos, pensando nisso em parceria com William Koury Filho, vamos fazer uma live dia 19 de Outubro às 19h, onde você vai aprender os 5 passos para escolher o melhor touro, clique aqui e inscreva-se!