Youtuber critica agro e gera revolta nas redes sociais
Por Yahell Bonfim | Canal Rural
Youtuber critica agro e gera revolta nas redes sociais

Kéfera Buchman visitou a ExpoZebu e acusou o evento de maltratar os animais

Uma das youtubers mais conhecidas do Brasil, Kéfera Buchmann, usou seu perfil no Instagram, com mais de 12 milhões de seguidores, na noite do último domingo (29), para fazer uma publicação criticando a ExpoZebu, que acontece em Uberaba (MG) e é considerada a maior exposição mundial de raças zebuínas.

Na foto do post, a dona do canal “5inco Minutos” aparece deitada sobre um dos animais expostos na feira e acusa os trabalhadores do evento de maltratá-los.  Ela também ataca o setor pecuário dizendo que a atividade destrói o meio-ambiente.  A atitude de Kéfera causou o aborrecimento de diversos seguidores e gerou muitas críticas à artista.

“Como pode uma pessoa que influencia tantas outras, postar esse tipo de coisa sem o mínimo de conhecimento? Como pode tanta ignorância?”, foi um dos comentários da publicação.

Outro seguidor disse: “Mais uma vez, perdeu a chance de estudar direito antes de falar besteira na internet!!! Se você quer respeito, que tal aprender a respeitar toda uma classe de veterinários e zootecnistas que dedicam seu tempo apenas pensando no bem estar animal? Fica aí a reflexão….”.

Uma outra pessoa tentou explicar à Kéfera o objetivo da ExpoZebu, dizendo que “esses animais são para melhoramento genético, não comercialização. Se informe”. Mais um de seus seguidores afirmou que “pensamentos como o seu que poluem o mundo, e não a pecuária brasileira. Essa cadeia sim que tira o Brasil todo da miséria, e não blogueiras sem informação”.

Confira abaixo a publicação da youtuber:


 

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), promotora do evento, também se manifestou sobre o assunto e publicou uma nota de repúdio aos comentários da artista. Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pela ABCZ:

A ABCZ vem a público repudiar as declarações feitas pela atriz e youtuber Kéfera nas redes sociais. É inacreditável que uma personalidade pública seja capaz de divulgar fatos irreais e buscar a promoção pessoal através de declarações falsas.

O nosso respeito pelos animais é público e notório. Quem passa pela ExpoZebu, acompanha o excesso de zelo com o qual os nossos campeões são tratados. Tanto carinho que reflete na docilidade dos animais. Tão dóceis que, na foto divulgada pela atriz, a mesma aparece deitada apoiada em um dos zebuínos expostos na feira. Só mesmo um animal tão bem cuidado aceita tal contato.

Inclusive, os animais são acomodados em confortáveis camas de palha de arroz nos pavilhões, que foram reformados este ano com objetivo de oferecermos uma ainda melhor condição de bem-estar animal. Durante toda a ExpoZebu, o nosso plantão veterinário funciona 24 horas por dia como apoio aos mais de 1.800 animais expostos.

Também, ao contrário do que foi divulgado pela atriz, o foco da ExpoZebu é a avaliação das raças zebuínas e não sua comercialização. Buscamos, aqui, a definição dos melhores exemplares que podem contribuir, geneticamente, para a formação de um rebanho mais produtivo e eficiente.

Reiteramos aqui nosso respeito por qualquer tipo de filosofia de vida, inclusive a da atriz que se declara vegetariana. Por isso, também exigimos respeito.

Respeito ao nosso trabalho – o trabalho de mais de 3 milhões de produtores rurais. Respeito aos nossos animais – um rebanho de mais de 200 milhões de cabeças. Respeito a nossa nobre missão de produzir carne e leite de qualidade para alimentar o mundo – um mundo que pede cada vez mais alimentos. Respeito a um setor que move economicamente um país. Respeito à população que não pode, por ignorância e insensatez de uma personalidade pública, receber uma enxurrada de falsas notícias.

Seguimos. Continuamos com nosso trabalho de excelência e reforçamos nosso convite para que a população visite a ExpoZebu e conheça mais sobre o que fazemos pelo Brasil.

 

Por Yahell Bonfim | Canal Rural