Você conhece o impacto do sêmen bovino nas rotinas de programas reprodutivos? Com o desenvolvimento biotecnológico, o potencial de produção e reprodução de bovinos aumentou, o que consequentemente elevou as taxas de fertilidade dos machos e a performance do gado.
Uma dessas biotecnologias é a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) que consiste em um método para ajustar a ovulação das vacas depois do uso de medicação e hormônios. Com isso, as vacas recém paridas ou as novilhas em período reprodutivo podem ser inseminadas no mesmo momento sem precisar observar o cio. Para esse método, deve-se usar sêmen de qualidade.
As vantagens desse procedimento são inúmeras:
- garante o melhoramento genético
- possibilita fazer a inseminação artificial
- diminui os tempos entre partos
- o bezerro ganha peso rápido após desmamar
- é possível articular os nascimentos e o fim da amamentação em certos períodos do ano
- padroniza o rebanho
- maior taxa de natalidade
Essas são alguns dos benefícios do IATF e estão intrinsecamente relacionados com os lucros. Siga neste texto e saiba o porquê manter a qualidade do sêmen bovino é fundamental para o bom resultado dessa técnica. Veja ainda como o mercado está em alta.
Qualidade do sêmen e resultados da IATF
Primeiramente, resguardar a qualidade do sêmen bovino é essencial para atingir os resultados desejados. Então, o sêmen pode ser congelado (criopreservação) ou resfriado para manter os espermatozoides em movimento. Além disso, os melhores índices de excelência se devem à quantidade, concentração e proporção dos espermatozoides, assim como a motilidade.
Onde encontra sêmen de qualidade?
Atualmente é possível comprar sêmen diretamente pela internet, a Genex possui um e-commerce, onde você adquire sêmen de forma rápida e prática. Clique aqui e acesse o e-commerce Genex.
A GENEX é uma subsidiária URUS, empresa dedicada a fornecer soluções genéticas e de informações de gerenciamento agrícola que melhoram a qualidade e a produtividade do rebanho.