André Nascimento Xavier fatura GP/Clássico no SHP Open
Fonte: Imprensa CBH com SHP 
André Nascimento Xavier fatura GP/Clássico no SHP Open

Competidor venceu a prova com GR Garruda, égua de 9 anos

Nas principais disputas do Concurso do SHP Open, cavaleiros da Brasília dominaram o placar, mostrando que São Paulo não está isolado impulsionando a força do hipismo brasileiro. Durante os quatro dias de Concurso foram cerca de 1100 participações na Sociedade Hípica Paulista.

Fechando o Concurso de Salto Nacional SHP Open na Sociedade Hípica Paulista nesse domingo, 18, a vitória no GP Clássico foi do ginete André Nascimento Xavier, 24, brasiliense radicado em São Paulo e que monta na SHP, apresentando GR Garuda, uma égua BH de apenas 9 anos, de propriedade de Monique Looman.

Dos 40 conjuntos, conforme a regra, os 12 melhores todos sem faltas habilitaram-se à 2ª decisiva volta com armação de Antonio Junior Blanco garantindo uma disputa mais que acirrada. Antepenúltimo em pista André e GR Garruda, filha de Douglas em Corland,cruzaram a linha de chegada sem faltas na super marca 49s70, que permaneceu imbatível até o final.

“Minha estratégia foi fazer o menor traçado possível, a Garuda vira muito bem e tem uma condução muito boa. Monto ela desde 2015, passamos pelas categorias de Cavalos Novos 6,7,8 anos e agora aos 9 vencemos nosso primeiro GP”, comentou André.

Todos os seis primeiros colocados zeraram a 2ª volta. Sagrou-se vice-campeão o brasiliense Luiz Felipe Pimenta Alves com VDL Valdez Assolute RG, em 51s55. Em 3º lugar chegou o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, carioca radicado em Brasília, apresentando Quisling de Kreisker, 52s13. Stephan, integrante do Time Brasil na Rio 2016, teve a melhor campanha no concurso com um primeiro, três segundos e dois terceiros lugares.

A 4ª colocação ficou com uma representante da nata jovem do hipismo brasileiro Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça, campeã brasileira Young Riders 2017, apresentando Una Bella, 54s96. Em 5º lugar aparece o top Flávio Grillo Araújo com Lorentino JMen, novamente por Brasília, em 55s17. Pedro Paulo Lacerda, diretor de Salto da CBH, com Empire van´t Ruytershof fechou o placar na 6ª colocação, 58s57.

Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, radicado em Brasília desde a infância, destacou o desempenho do hipismo brasiliense na competição, conhecido por ser um celeiro de campeões. “Ontem tivemos dobradinha de Brasília na Copa Ouro com Rafael Rodrigues dos Santos e Stephan Barcha e hoje no Clássico todos com exceção da Victoria, 4ª colocada, tem ligação com Brasília. Apenas Stephan veio do Rio e hoje monta em Brasília e Pedro Paula Lacerda defende Minas, mas começou a construir sua carreira no Distrito Federal. 

“Agora nossa ideia a partir do segundo semestre é passar a saltar as provas a 1,50 metros e em 2019 firmar a Garuda nessa altura”, finaliza o campeão, que já monta na Hípica Paulista há quatro anos.

Fonte: Imprensa CBH com SHP