Com apenas 28 meses de idade e consagrado nas principais pistas de exposições do País, o jovem touro Opositor da DI Genio, filho do destaque da pecuária Landau da DI Genio, começou, nesse ano, a produzir seus primeiros descendentes. E seus 25 filhos já estão chamando a atenção pelas características herdadas.
“O Opositor é um touro jovem, tem menos de trinta meses. Sua produção começou a nascer agora e já está impressionando pela estrutura que ele está passando aos animais em termos de comprimento, ossatura boa e equilibrada. É uma bezerrada com bastante vigor, racial muito bonito, chanfro bem curto. É isso que ele está transmitindo para a sua progênie”, ressalta Antonio Aurico, gerente do Nelore DI Genio, referência em seleção e melhoramento da raça.
Marcando presença nas pistas das principais exposições do Brasil, o jovem touro conquistou títulos como Reservado Campeão Júnior Maior na Expogrande 2018, 3º Prêmio Júnior Maior na Expolondrina 2018 e Reservado Campeão Bezerro Jovem na Expozebu (2017), dentre outros títulos. A exemplo de seu pai, que está em coleta na CRV Lagoa, Opositor da DI Genio foi contratado neste ano pela Alta Genetics.
Opositor é mais um representante do criterioso trabalho de seleção de jovens touros reprodutores do Nelore DI Genio. “Nos machos que se sobressaem nas provas de ganho de peso, ainda muito jovens, nós já coletamos sêmen na fazenda antes mesmo de mandar para as centrais. Realizamos a FIV (Fertilização in Vitro), a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), buscando os melhores animais. Assim, quando o touro chega às centrais, já está provado e logo tem filho nascendo”, conclui Antonio Aurico.
Sobre o Nelore DI Genio
Marca reconhecida na produção de touros eficientes, frutos de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore DI Genio também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a genética DI GENIO mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do Brasil: LANDAU, LANCHUDO, ORÁCULO e ORPHEU, em coleta na CRV Lagoa; LOGAN, OLDPARR, EFEITO e OPOSITOR, na Alta; JOVEM, na Semex; e JAZIGO, na ABS. Vários touros do criatório foram selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), como o NEPAL (2017) e o OBAMA (2018).
Com propriedades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o Nelore DI GENIO participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético PMGZ/Geneplus e PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.
Fonte: Grupo Publique