A grande noite da raça Nelore já tem data marcada! Na próxima segunda-feira, dia 17 de dezembro, o Canal Rural transmite, a partir das 21 horas, o evento de gala mais aguardado da pecuária nacional. A 19ª Nelore Fest é realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e reúne os principais criadores, selecionadores, invernistas e confinadores do país, além de representantes das indústrias de insumos e frigoríficos. Participam ainda autoridades e lideranças do setor.
Segundo o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, esta edição registrou um recorde no número de presentes, desde que o encontro passou a ser realizado no Villa Vérico, em São Paulo (SP). No total, são esperados 430 convidados e já tem uma grande lista de espera. Além disso, a Nelore Fest 2018 vai contar com a participação de criadores e expositores da Bolívia, transformando em um evento internacional. “Será muito mais que uma festa de premiações e homenagens, será um momento de confraternização, com a espiritualidade natalina, marcando um novo momento de mudanças que traz esperança em dias melhores. A participação de pecuaristas bolivianos mostra a valorização da nossa raça e a força do setor agropecuário brasileiro, do qual nós temos muito orgulho, comentou Nabih.
A Nelore Fest premia os melhores criadores, expositores e animais, dos rankings nacionais e regionais, do Nelore, Nelore Mocho e Copa do Atlântico. Serão conhecidos também os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade.
Outro momento aguardado na noite de gala da pecuária nacional são as homenagens a criadores, personalidades do setor, empresas parceiras, entre outros. Neste ano, entre os homenageados que vão receber o troféu Nelore de Ouro, chamado de Oscar da Pecuária, estão: Jorge Matsuda, do Grupo Matsuda, Marcos Molina Filho, da Marfrig Global Foods, Fabio de Almeida e Lilica Teles, do Nelore Golias, e Cleber Soares, pesquisador e diretor executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
Comemoração dos 150 anos da raça Nelore no Brasil
Em 1868 chegava em Salvador (BA) o primeiro casal de animais da raça. Dez anos depois, em 1878, uma nova importação feita por Manoel Ubelhart Lembgruber abriu as portas para a expansão nacional, começando pelo Rio de Janeiro e depois São Paulo e Minas Gerais. A grande evolução genética se deu entre os anos de 1960 e 1962, com a importação de grandes genearcas como: Kavardi, Golias, Rastã, Checurupadu, Godhavari, Padu e Akasamu.
Nelore, a carne do Brasil
Hoje, o Nelore detém 85% da carne de corte do país. A raça é a grande responsável pelo equilíbrio da balança comercial brasileira, pois o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, comercializando o produto em 146 países, e é o segundo maior produtor mundial. “A raça Nelore não é só importante pelo volume populacional, mas principalmente pela rusticidade e adaptabilidade ao nosso clima, topografia e pastagens. Hoje o Nelore é predominante, pois as outras raças, sejam zebuínas ou taurinas, representam apenas 15% do rebanho nacional. O Nelore é a raça mais importante e populosa do Brasil e de toda a América do Sul, e é ainda uma das mais importantes do mundo, inclusive, a Índia tem importado genética brasileira, comprovando a nossa evolução, acrescentou Nabih.
E para comemorar essa evolução e os 150 anos da chegada da raça no Brasil, a Nelore Fest 2018 fará homenagens especiais a representantes de cinco famílias tradicionais e pioneiras na criação de Nelore no país. Ainda de acordo com Nabih, os convidados serão recepcionados pela diretoria executiva da ACNB e pelos presidentes das associações regionais da raça. “Teremos o maior prazer em ser os anfitriões. A noite promete muita emoção e surpresas que vão ficar na memória dos presentes. Será uma celebração da amizade da família nelorista”, finalizou.
O Canal Rural transmite a 19ª Nelore Fest 2018 no próximo dia 17, a partir das 21 horas. Participe desta festa!
Por Flávia Macedo | Canal Rural