Começou nesta terça-feira (9), a 31ª edição do curso de Melhoramento Genético aplicado em gado de corte, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte).
A programação inclui conteúdo teórico e prático e tem como público-alvo médicos veterinários, zootecnistas, técnicos da assistência técnica e extensão rural e acadêmicos.
O treinamento faz parte do programa Geneplus que há 23 anos atua na pesquisa de melhoramento genético em bovinos de corte.
Entre os temas apresentados estão: perfil da pecuária brasileira, recursos genéticos e estratégias de melhoramento, manejo de pastagens e uso de suplementos alimentares, controle sanitário, biotécnicas e manejo reprodutivo.
Na ocasião, serão apresentadas as funcionalidades do aplicativo Cria Certo, um software gratuito e disponível para download que auxilia o produtor na tomada de decisões sobre reprodução animal.
Outras informações que podem ser acessadas são: gestão da fazenda, princípios básicos da genética, carcaça e carne, avaliação zootécnica e funcional, critérios de seleção, tratamento dos dados de performance, predição dos valores genéticos, DEPs, sumários de avaliação genética, genética molecular, cruzamentos, eficiência nutricional e técnicas de manejo para preparo de touros para comercialização e readaptação e Programa Geneplus.
Segundo o melhorista da Embrapa e um dos coordenadores do treinamento, Antônio do Nascimento Rosa, a iniciativa realizada desde 1998 considera o sistema produtivo como um todo.
"Nossa intenção é proporcionar uma nova oportunidade para atualização técnica e discussão de temas que possam contribuir para a melhoria dos nossos sistemas de produção e para a sustentabilidade do negócio”, afirma.
No último dia do curso, os participantes acompanharão uma demonstração do rebanho PO da raça Nelore, assim com as fases desse programa de seleção, do acasalamento a coleta de dados. A segunda apresentação acontecerá de tarde, com demonstração de seleção dos rebanhos Caracu e Senepol.
As inscrições e informações são obtidas através dos telefones: (67) 3027-6383 e 3042-6383 e no site do evento. O curso tem o apoio da Fundapam e da Universidade Brasil.
Fonte: Correio do Estado