Distribuída em oito pavilhões a Equitana teve seus portões abertos às 10 horas da manhã no último sábado (9), já com grande número de pessoas aguardando para entrar e conhecer as novidades deste ano. Com público de diversas localidades do mundo, os próprios expositores ressaltam a grande participação brasileira e até colocam bandeiras do Brasil para atraí-los. Apesar de existirem grupos brasileiros com programação de chegada durante toda a semana, vários já estão em Essen, na Alemanhã, para prestigiar o evento desde o primeiro dia. Dentre os mais de 700 expositores, a Agromaripá é a representante do Brasil pela quinta edição consecutiva da feira, mostrando sua criação de cavalos da raça Mangalarga Marchador.
Visitando os pavilhões da Equitana, que estão em novo formato e disposição, foi possível encontrar brasileiros que integram o grupo da Unibens Turismo. Eles tinham recém-chegado à Essen, mas não perderam tempo em visitar a feira no período da tarde para procurar seus principais interesses.
Ao deparar com um estande de embocaduras com duas bandeiras brasileiras chamando atenção, entramos para saber o motivo e era uma empresa holandesa com muitos clientes brasileiros – este o motivo das bandeiras – pois ajudam a identificá-los e achá-los em meio aos expositores. O proprietário contou que vai sempre ao Nordeste brasileiro, onde sua namorada reside, e que ama o Brasil.
O sábado foi também de muitas crianças por toda a feira. No pavilhão 6, por exemplo, um teatro infantil envolvendo cavalos, pôneis e cães contou com ampla plateia e depois de aberta a arena para test-drive, uma fila enorme de famílias aguardavam a vez para suas crianças poderem montar.
Além de apresentações por todos os pavilhões, a noite contou com a primeira apresentação do Hop Top Show, o esperado show equestre com a participação de diversos artistas europeus.
Este ano intitulado ‘La Ora’, a apresentação foi de muito adestramento e habilidade dos artistas em comandar seus animais sem cabeçadas, com belas coreografias, além de volteio com a garotada. O ‘francês voador’ Lorenzo, mais uma vez, encerrou o show com seus 12 cavalos, sendo ovacionado por todos.
Acompanhando seus clientes e visitantes brasileiros que precisam de ajuda na feira, a representante da Equitana no Brasil, Patrícia Opik, chegou a Essen na sexta-feira (8) e afirma estar muito feliz pela ampla participação nacional a cada edição do evento.
“Para mim é uma felicidade enorme continuarmos participando das cinco edições da Equitana firmes e fortes, após nove anos de trabalho, mesmo com as barreiras sanitárias, e ainda sermos reconhecidos na feira toda. Este ano está sendo muito especial, apesar da participação de espaço ser bem menor, eu consigo enxergar o resultado do trabalho feito neste período. Não estamos maiores por não conseguirmos trazer animais do Brasil e para mim é um orgulho ver que o brasileiro não desistiu mesmo com a barreira. É muito gratificante ver alemães aprendendo a falar português para se comunicar melhor com brasileiros, assim como ver stands internacionais com bandeiras brasileiras visando atrair o grande público nosso que a cada edição é maior. Tenho orgulho e estou feliz pelo trabalho realizado e só tenho que agradecer ao criador Marcelo Baptista de Oliveira por não ter desistido do seu projeto de divulgar o Mangalarga Marchador. Nossa expectativa para a Equitana 2021 é poder realizar o maior leilão da raça aqui, porque existe até lista de espera para comprar Mangalarga Marchador na Alemanha. Obrigada a todos que me ajudaram a chegar até aqui. E para quem já tiver interesse em participar em 2021 é só entrar em contato”, disse Patrícia.
Sobre a Equitana
Considerada a maior feira equestre do mundo, a Equitana acontece este ano de 9 a 17 de março, contando com mais de 750 expositores de diversas localidades, abrangendo todos os segmentos da cadeia produtiva do cavalo. Reunindo mais de 200 mil visitantes a cada edição, o evento acontece a cada dois anos, sempre no mês de março e oferece atrações não apenas para a área comercial, mas também conta com seminários, conferências, concursos e shows equestres.
Pelo grande potencial do Brasil, a Equitana elegeu desde 2010 a profissional Patrícia Opik como representante comercial do evento. Com isso, os participantes das edições da feira de 2011 até este ano puderam conhecer um pouco mais da equideocultura brasileira, pois contam com estandes de empresas e criatórios locais, além da ampla participação também do público, que aumenta a cada edição.
Mais informações podem ser obtidas no site www.equitana.com ou direto com Patrícia Opik no telefone (11) 99624-3377.
Por Susi Freitas