Prova reuniu centenas de crioulistas na fronteira do Brasil com o Uruguai
O conjunto formado pelo ginete Tomaz Gonçalves e a potranca Hierarca Cala Bassa, de propriedade de Marcos e Daniel Gonçalves, foi o grande vencedor da décima edição do Redomão na Lagoa, disputado no último fim de semana na Estância da Lagoa, em Aceguá (RS). A égua é filha do garanhão Bem Feito Cala Bassa.
Em 10 anos de competição, esta foi a terceira conquista de Gonçalves, que somou 136,583 pontos. Na segunda colocação ficou Hornito Cala Bassa, com o domador João Cardoso e média de 136,167. O pódio teve ainda Everaldo Silveira, em terceiro lugar, montando Herica Cala Bassa e, na quarta posição, outra vez Tomaz Gonçalves, com Hosco Cala Bassa.
Os jurados deste ano foram o uruguaio Mauro Villamor, o Freio de Ouro Filipe Silveira e o técnico credenciado da ABCCC, Henrique Gonzalez.
A prova reuniu potros e potrancas de dois anos de idade, que foram comercializados no remate transmitido pelo Canal Rural no dia 2 de dezembro, durante o Tempranito 2017. “Além de darmos início à carreira funcional destes animais, também fomentamos o trabalho dos domadores. Eles são contratados pelos criadores que compraram nossos cavalos para prepará-los para a disputa”, destacou o titular da Cala Bassa e idealizador do Redomão na Lagoa, Marcelo Móglia.
A prova foi dividida em quatro fases: 1ª fase – Andadura; Mansidão; Escaramuça/Laço; Figura; Volta Sobre Patas; Esbarradas e Recuo; 2ª fase – Paleteada; 3ª fase – Escaramuça Livre; Volta Sobre Patas e Duas Esbarradas e 4ª fase – Aparte de Mangueira.
Centenas de criadores do Brasil, Argentina e Uruguai prestigiaram o evento que contou também com concursos culinários e apresentações culturais.
Por Sandro Fávero | Canal Rural