Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z, mandou um recado para o pecuarista brasileiro.
“Como você vai fazer em 2020 para ser um pecuarista extraordinário? O que é ser um pecuarista extraordinário? É ser um pecuarista acima da média, aquele que ganha dinheiro, que tem lucratividade e, acima de tudo, tem sustentabilidade na sua pastagem, no seu negócio”, convidou.
O consultor dividiu em três passos a transformação de um pecuarista comum em um extraordinário:
1 – Querer: “Você tem que estar estar afim de ter uma fazenda, ter uma pastagem melhor e mais produtiva. O querer é muito importante, você não quer mais trabalhar nos moldes da pecuária tradicional, você quer ser um pecuarista diferenciado, acima da média”;
Veja também
2 – Conhecimento: “Você tem que se reciclar, tem que se atualizar, tem que conhecer novas tecnologias. A importância de você participar do Giro do Boi, que todos os dias traz novas tecnologias para você, ler um bom livro, como o nosso, o “Pastagem Sustentável de A a Z”, é muito importante o conhecimento. E, acima de tudo, saber a importância de controlar as plantas daninhas na sua fazenda, o mal, o prejuízo que causa pra você a planta daninha”;
3 – Atitude: “Você tem que começar. Não deixe para amanhã, o ano está começando agora e a gente tem que começar com o gás todo, com força total. A gente tem que tomar atitude. ‘O que eu vou fazer este ano de limpeza nas minhas pastagens na fazenda?’ Chama a equipe do distribuidor que te atende para eles fazerem um diagnóstico, aquele do quadrante que eu apresentei pra você, selecionar os lugares mais fáceis pra você começar, e comece. Dê o primeiro passo, tenha atitude no seu negócio”.
“Se você quiser, se conhecer a importância do uso do herbicida na sua pastagem e se você tomar atitude, com certeza você vai ser um pecuarista extraordinário”, destacou Pires.
Fonte: Giro do Boi